DICAS DE NÓS PARA PESCa

DICAS DE NÓS PARA PESCa

Por: Ganéo - 28 de Junho de 2024

NÓ ALBRIGHT:

Usado quando se quer prender um líder de linha mais grossa à linha principal, mais fina, e pode ser: monofilamento x monofilamento mais grosso, mono x fluorocarbono, mono x multifilamento, ou mono x aço encapado.

NÓ DE SANGUE:

Usado quando vamos unir linhas de diâmetros iguais ou com até 50% de de diferença de diâmetro.

NÓ MULTI-MONO:

Usado quando se quer unir monofilamento ou fluorocarbono à linha de multifilamento. É baseado no nó Albright, com modificação que visa sobrepor o multifilamento e deixá-lo mais apertado no fluorocarbono.

NÓ ÚNICO (NÓ TERMINAL):

Usado para amarrar anzóis, snaps, giradores, bóias, enfim pode ser usado em quase todas as situações, inclusive para amarrar as linhas aos carretéis de molinetes e carretilhas. Não é recomendado para linhas multifilamento.

NÓ PALOMAR (NÓ TERMINAL):

Usado para prender anzóis, giradores, snaps, este nó é especialmente indicado para fazer nós terminais quando usamos linhas multifilamento, pois é muito simples e de alta resistência.

É conhecido por rabicho de correr aquele em que a chumbada desliza pelo seu corpo e a pernada é presa na sua extremidade. A montagem com apenas um anzol é uma das mais utilizadas pela facilidade de confecção. O princípio básico é permitir que a chumbada deslize livremente pela linha e pare num ponto desejável sem danificar o nó. As miçangas são importantes para protege-lo e para permitir a melhor movimentação da argola do girador ou da chumbada em torno da linha. As miçangas feitas de plástico são mais resistentes que as de vidro, as quais, às vezes, se partem com o impacto da chumbada.

Pequenos pedaços de espaguete de plástico para revestir condutores também são utilizados, substituindo perfeitamente as miçangas. Essa montagem padrão serve para quase todas modalidades de pesca: pesca embarcada de fundo, de rodada e para a de fundo desembarcada. A chumbada fica livre deslizando pelo rabicho e é retida acima do anzol pelo girador. Antes de ser fisgado, o peixe levará a isca sem sentir o peso da chumbada, propiciando um espaço de tempo para que ela seja engolida. Na falta do girador, ou quando não for conveniente usa-lo (em locais de enrosco), o nó de união ligando ao rabicho servirá também como o retentor da chumbada

WhatsApp Ganéo
Ganéo www.ganeoprojetosepiscicultura.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×